11 3892 0870 ou 97637 0700 WhatsApp
03
dez

Você sabe qual extintor utilizar em cada situação?

Quantas vezes já nos deparamos com extintores de incêndio no dia a dia. Ter a mão um extintor numa situação de início de incêndio pode ser de grande ajuda para evitar que o fogo tome proporções catastróficas. Mas o que poucos se apercebem é que existem diferentes tipos de extintores que devem ser usados em situações específicas.

Se a rede elétrica do escritório pegou fogo, por exemplo. O que aconteceria se você jogasse água na tentativa de combatê-lo? A chance de acabar provocando um choque elétrico, pelo uso da água, aumentaria significativamente. Por isso, saber usar o extintor pode evitar que ao tentar apagar um incêndio a situação acabe ficando pior.

Mas quando usar um extintor de pó químico, à base de espuma ou mesmo água? Para entender qual extintor usar é necessário primeiro saber o que está pegando fogo.

O fogo é dividido em classes que vão de A a D. O classe A acontece em materiais sólidos que deixam resíduos como madeira, papel. O B é o fogo em material líquido inflamável. Classe C é o fogo em material energizado e o D em metais inflamáveis.

E os extintores? Os mais comuns podem ser de pó químico, que pode ser usado para incêndios classe A, B e C; água pressurizada para a classe A; gás carbônico é usado em incêndios classe B e C; pó químico seco para a classe B e C; e pó químico especial para incêndios classe D.

Quando é obrigatório ter o extintor?

Edificações de modo geral, com exceção das edificações residenciais unifamiliares.

Como usar o extintor

Antes de utilizar um extintor deve-se estar atento a sua validade e verificar o pon­teiro no indicador de pressão que não deve estar na faixa vermelha. Ao manusear um extintor este deve permanecer na posição vertical,depois deve ser retirado o pino de segurança e em seguida a alavanca deve ser pressionada para liberar o agente extintor. Para o fogo classe A o jato do extintor deve ser direcionado para base, já para os de classe B, C e D o jato do extintor deve envolver a chama, ou ser direcionado sobre ela e nunca na base.

Incêndio em residências

Devido a diversidade de materiais que poderiam dar inicio a um incêndio numa casa, todo cuidado é pouco, mas as causas mais comuns de incêndios em residências são por sobrecarga e improvisações nas instalações elétricas; vazamento de gás; crianças brincando com fogo; fósforos e pontas de cigarros atirados acesos descuidadamente ; e, material inflamável abandonado em local inadequado.

Incêndios em edificações

Em incêndios de grandes proporções deve-se tomar cuidado com o calor e principalmente com a fumaça, pois, esta pode se tornar altamente tóxica por conta dos materiais queimados.

 

E quando não tiver o extintor

Na ausência de um extintor de incêndio existem três técnicas que podem ser usadas para extinguir o fogo, são elas:

(1) Fazer a retirada do material que está pegando fogo ou do material próximo ao fogo evitando que este se propague;

(2) Fazer o abafamento do material que está queimando para diminuir o oxigênio, que alimenta o fogo; e

(3) E, resfriando o local incendiado, que pode ser feito com uso de água, exceto os incêndios classe C.

Prevenir ainda é o melhor

As dicas a seguir podem ajudar a deixar a sua casa ou local de trabalho mais seguros:

  • Evite fumar em local proibido e jogar pontas de cigarro ou palitos de fósforo acessos em cestas de lixos e beiras de estradas;
  • Evite grande estoque de material inflamável, e sempre os deixe guardados em local apropriado;
  • Evite sobrecarregar tomadas elétricas (não usar o Benjamim);
  • Nunca deixe a mangueira do gás passando atrás do forno do fogão;
  • Ao acender velas deixe-as em locais seguros;
  • Cuidado com fósforo e isqueiros, para que não vire brinquedo de crianças.

Chame o Corpo de Bombeiro

Se um incêndio for iniciado e estiver descontrolado busque de imediato a ajuda dos Bombeiros pelo número 193. Quanto antes eles forem acionados os estragos serão menores.

 

Fonte: http://www.araguainanoticias.com.br/

Comments ( 0 )

    Leave A Comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    Top